quinta-feira, 23 de agosto de 2012

BOTULISMO: mortadela Estrela e milho-verde Quero

Secretaria de Saúde de SP proíbe a venda da mortadela Estrela e milho-verde Quero

23/08/23012
Tainah Medeiros
Milho-verde da marca Quero e mortadela Estrela estão proibidos no Estado de SP
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do seu centro de Vigilância Sanitária, proibiu a venda do lote 1E0712 da mortadela Estrela e do lote 300437 do milho-verde em conserva da marca Quero.
A interdição cautelar, publicada nesta quinta-feira (23/08/2012), ocorreu após a notificação de quatro casos de botulismo na cidade de Santa Fé do Sul, região de São José do Rio Preto, interior do Estado. Suspeita-se que o surgimento da doença se deu depois do consumo desses produtos.
Uma amostra do milho-verde e da mortadela foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, onde será analisada. Até ser concluída a investigação, fica proibida a comercialização dos lotes em todo o Estado. Fique atento ao rótulo para não adquirir um produto dessa série.
Desde 1997, a região paulista registrou 22 casos, dos quais cinco resultaram em morte. O último caso da doença na região foi em 2009.
O botulismo é causado por uma bactéria que surge em alimentos mal conservados, principalmente nos enlatados, conservas e embutidos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GOROROBA FEITA EM CASA

Bom dia!

Meus amigos, tenho pavor de festas feitas em escolas, creches, bairros, comunidades, etc, etc, onde cada um leva algo de casa para todos comerem.

Geralmente vai dar pau...

06/08/2012 13h18 - Atualizado em 06/08/2012 13h18


Cem pessoas são internadas por intoxicação alimentar em festa, no AM

Convidados participavam de formatura do programa 'Pró-jovem do Campo'.

Alimentos oferecidos no evento serão analisados pela Secretaria de Saúde.

Pelo menos cem pessoas apresentaram sintomas de intoxicação alimentar depois de participarem de uma festa de formatura do programa "Pró-jovem do Campo", na comunidade Vila Manaus, a cinco quilômetros da sede do município. O caso ocorreu neste domingo (6) em um salão de festas da cidade.

Adultos e crianças foram internados no hospital do município com vômito, diarreia e dor no estômago. A maioria foi medicada e liberada em seguida. Cinco pessoas permanecem hospitalizadas, segundo a unidade de saúde.

Os alimentos oferecidos no evento vão ser analisados pela Secretaria de Saúde, e um laudo deve ficar pronto em 15 dias.

De acordo com a coordenação do Projovem, em Boa Vista do Ramos, os alimentos estavam em boas condições para consumo e foram preparados por pais de alunos e funcionários do Pro-jovem.


Do G1 AM