domingo, 21 de julho de 2013

MERENDA NA ÍNDIA CONTINHA PESTICIDA

Merenda contaminada na Índia continha pesticida


Vinte e três crianças morreram no estado de Bihar depois de comerem uma refeição de arroz e batata com curry servida em uma escola local

A merenda é servida como parte de um programa governamental para combater a desnutrição das crianças indianas (Sam Panthaky / AFP)

A merenda escolar que matou 23 crianças indianas na semana passada estava contaminada com um pesticida concentrado de uso controlado. Segundo as autoridades do estado de Bihar, onde a tragédia aconteceu, a contaminação pode ter ocorrido por meio do óleo de cozinha usado no preparo do alimento.

As crianças, que tinham entre quatro e doze anos, ficaram doentes poucos minutos depois de comerem uma refeição de arroz e batata com curry em uma escola local, nesta terça-feira. Elas morreram após apresentar vômitos e convulsões provocadas por cólicas estomacais.

Uma investigação forense levantou a suspeita de que a refeição havia sido preparada com óleo de cozinha contaminado com monocrotofos, um composto organofosforado usado como pesticida agrícola. A substância encontrada no óleo possuía uma concentração mais de cinco vezes maior à utilizada na versão comercial. "Ela é altamente venenosa, é altamente tóxica e, por isso, tem de ser diluída quando utilizada como pesticida comercial", afirmou Abhijit Sinha, juiz do distrito.

A polícia disse nesta sexta-feira que suspeita que o óleo de cozinha usado na refeição tenha sido mantido em um recipiente previamente utilizado para armazenar o agrotóxico. A diretora da escola, que fugiu após a morte das crianças, ainda está sendo procurada.

Na sexta-feira, outras 23 crianças foram hospitalizadas na região costeira de Goa, também na Índia, depois de comer merenda envenenada.

Protestos - A distribuição de merenda gratuita faz parte do Programa de Refeição ao Meio Dia da Índia, que atende 120 milhões de crianças e tem como objetivo combater a desnutrição e estimular a frequência escolar. O programa já havia recebido queixas generalizadas sobre segurança alimentar.

A morte das crianças provocou protestos em várias partes do país, alguns marcados por atos de vandalismo, com ônibus escolares depredados. Depois dos casos de contaminação, estudantes se recusaram a comer a merenda e um grupo que transportava refeições para escolas em Patna foi atacado.

FONTE: veja.abril.com.br -->  21/07/2013 - 10:31
(Com agência Reuters)