terça-feira, 24 de novembro de 2009

RESPEITO AO CONSUMIDOR (NA CHINA)

Pessoal, tenho vários assuntos para atualizar, mas preferi começar pelo final.

Se isso acontecer aqui, vai faltar cemitério...

Fonte: estadao.com.br


terça-feira, 24 de novembro de 2009, 07:50 Online


China executa dois por escândalo do leite contaminado
Condenados foram acusados de colocar em perigo a segurança pública; mais de 300 mil crianças ficaram doentes



PEQUIM - Duas pessoas foram executadas nesta terça-feira, 24, na China por envolvimento no escândalo do leite contaminado com melamina, que afetou no ano passado mais de 300 mil crianças, seis das quais morreram. Segundo informou a agência oficial "Xinhua", o Tribunal Popular Intermédio de Shijiazhuang (província de Hebei, no norte) condenou os executados, Zhang Yujun e Geng Jinping, por colocar em perigo a segurança pública ao produzir e vender várias centenas de toneladas de concentrado de melamina às empresas lácteas.


Em janeiro, Zhang foi declarado culpado de colocar em perigo a segurança pública ao produzir mais de 770 toneladas de concentrado de melamina. Geng, por sua parte, foi condenado pelos delitos de produzir e comerciar alimentos tóxicos ao vender mais de 900 toneladas de leite contaminado para a empresa Sanlu. A marca, líder do mercado chinês e que acabou falindo, foi o centro do escândalo do leite adulterado com melamina. As sentenças também foram aprovadas pela Corte Suprema chinesa.



A ex-presidente da Sanlu, Tian Wenhua, de 66 anos, reconheceu durante a audiência que sabia desde maio de 2008 que sua empresa vendia leite adulterado, em um escândalo que não se tornou público até depois dos Jogos Olímpicos de Pequim em agosto do mesmo ano.



A melamina, um químico usado na fabricação de plásticos que engana detectores de proteínas nas análises alimentícias, causou diferentes complicações e cálculos renais a cerca de 300 mil crianças no país, segundo dados oficiais. A melanina, que pode causar cálculos renais, é usada na fabricação de plásticos, fertilizantes e até mesmo concreto.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

GOROROBA EM SUPERMERCADOS??? RECLAME, SEMPRE!!!!!

No último seminário da Aprapa, em maio, o presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) deixou bem claro que não existe um manual corporativo básico de GMP para seus afiliados. Sendo assim, cada um vai por sí.

Isto é um perigo pois, na maioria das vezes, os supermercados só pensam neles, ou seja, lucros.

Sendo assim, reclame sempre:

. Sempre que a mocinha pesar (mesmo que com luva) a linguiça e depois te servir mussarela sem lavar as mãos;
. Sempre que encontrarem um produto que devereria estar a -18C e está em temperatras positivas;
. Sempre que perceberem que os refrigeradores foram desligados durante a noite. Uma forma bem simples de verificar isso: Os produtos ficam com gotículas de água, dando a impressão de transpiração.
. Chamem a polícia quando encontrarem produtos vencidos nas gôndolas;
. E, por fim, como disse o Sr. Honda, presidente da ABRAS, troquem de loja quando suas solicitações não forem atendidas.

OBS: O ideal seria chamar a ANVISA, mas podem esquecer, eles esão tão ocupados que dificilente acharão tempo para vcs.

Cuidem da saúde dos seus filhos, comprem somente em locais confiáveis.

Abraços e fiquem com Deus.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL ABRAPA DE INOCUIDADE DE ALIMENTOS

Olá pessoal!

Hoje participei do VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL ABRAPA DE INOCUIDADE DE ALIMENTOS.

Achei muito legal, pois pudemos ver pontos bastante interessantes de outras empresas/palestrantes e transmitir parte do nosso conhecimento.

No simpósio apresentei um caso da indústria de suco.

Espero que os presentes tenham gostado.

Agradeço bastante ao pessoal da ABRAPA e FOOD DESIGN pelo convite.

Grande abraço a todos!!!

Fiquem com Deus!!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

FINALMENTE DESCOBRIRAM QUE ISSO É PRAGA E NÃO SÍMBOLO DA PAZ

Londrina proíbe moradores de alimentar pombos
Decreto impede alimentação das aves na rua e em áreas particulares.
Aumento da população de pombos na região preocupa ambientalistas.

Prefeitura de Londrina proibiu a alimentação de pombos.

A prefeitura de Londrina (PR) proibiu, na manhã desta quinta-feira (23), os moradores de alimentar os pombos da cidade. O decreto 320/2009 foi assinado pelo prefeito interino José Roque Neto e dispõe sobre o controle e o manejo ambiental das aves. A proibição vale para áreas públicas e particulares. De acordo com Florindo Dalberto, secretário da Agricultura e do Ambiente, a proliferação dos pombos precisa ser cuidada de forma gradativa.

“São ações visando mudanças de médio e longo prazo. A superpopulação da espécie deve ser controlada, já que o número alarmante de pombos no município envolve problemas em três áreas públicas: o meio ambiente, a saúde e o perímetro urbano.”

Dalberto disse que o decreto prevê a criação de um grupo técnico com objetivo de cuidar do assunto. O secretário de Saúde, Aparecido Andrade, afirmou que os pombos são responsáveis pela infestação de duas doenças graves: a criptococose e a neurocriptococose. “São patologias que têm o pombo como principal transmissor. A questão dos cuidados com os animais vai de encontro com a saúde pública."

Maringá

Em novembro do ano passado, a prefeitura de Maringá (PR) instalou três placas em praças da cidade para orientar a população a não alimentar pombos. A iniciativa é parte de uma campanha desenvolvida pelo Centro de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde, que alerta a população sobre os problemas causados pela presença dos pombos, dentre os quais o risco de se contrair doenças.

A campanha, realizada em parceria com o Observatório Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM), começou há cerca de um mês, com a distribuição de folhetos educativos. O objetivo das ações é diminuir a quantidade atual – e a proliferação – das aves no município, sobretudo no centro e nas praças.

Fonte: Site G1 (23/04/09 - 15h54)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

VISITE A COZINHA PARA NÃO COMER GOROROBA

29/01/09

Fiscalização encontra insetos mortos e fezes de rato em restaurante
Dois estabelecimentos foram interditados em Copacabana.Bar não tinha alvará de funcionamento.

Do G1, no Rio

Dois restaurantes foram interditados nesta quarta-feira (28) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante a fiscalização em bares e restaurantes coordenada pela subprefeitura da Zona Sul. Os agentes da operação, que teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da 5ª Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização, encontraram fezes de rato e insetos mortos na cozinha de um dos estabelecimentos. “O bar foi multado e fechado imediatamente, porque não tinha condições mínimas de funcionamento, tamanha era a sujeira”, disse Paulo Heráclito, administrador da 5ª Região Administrativa, que abrange os bairros do Leme e Copacabana. A operação também interditou outro bar que funcionava ilegalmente na Rua Figueiredo Magalhães. O estabelecimento, que não tinha nenhum tipo de alvará, teve as mesas e cadeiras recolhidas. Na Avenida Atlântica, um restaurante foi multado pela Secretaria do Meio Ambiente por ter o volume de som acima do permitido para o horário. A Vigilância Sanitária aplicou outra multa pelas condições irregulares de higiene. A fiscalização contou ainda com o apoio do 19º Batalhão de Polícia Militar e de policiais civis.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

JUSTIÇA!!!!!!!!!!! NEM QUE SEJA NA CHINA...

Chineses são condenados à morte por leite adulterado
22 de janeiro de 2009

A justiça chinesa anunciou nesta quinta-feira três penas de morte, uma delas em suspenso, e duas de prisão perpétua para pessoas envolvidas no escândalo do leite adulterado com melamina, um produto que provocou a morte de seis crianças e afetou outras 300.000 ano passado.
Tian Wenhua, ex-diretora da Sanlu, principal empresa produtora envolvida no caso, foi condenada à prisão perpétua, informou a agência de notícias Nova China.
Tian, 66 anos, é a maior autoridade julgada por este escândalo no tribunal de Shijiazhuang, na província de Hebei (norte do país), onde fica a sede Sanlu. Ela foi acusada de ter produzido e vendido produtos "falsos e de qualidade inferior", crime passível de prisão perpétua, mas não da pena de morte.
O tribunal condenou, no entanto, à pena capital três homens, um deles com suspensão da aplicação da sentença, pelo envolvimento no escândalo.
Um dos condenados a morte é Zhang Yujun, que produziu e comercializou 600 toneladas de leite adulterado. Ele foi considerado culpado de ter colocado em perigo a segurança pública.
O tribunal também condenou à prisão perpétua um quinto acusado, Zhang Yanzhang, que comprou o produto de Zhang Yujun e revendeu 230 toneladas.
Os veredictos são os primeiros anunciados do total de 21 acusados.

Fonte: Site Terra

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

GOROROBA ATÉ NO MAR!!!

08/01/2009

Anvisa libera MSC Sinfonia após passageiros passarem mal

João Eça, do A TARDE*

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, na tarde desta quinta-feira (8), a partida do navio MSC Sinfonia a prosseguir o cruzeiro pelo litoral brasileiro após a tripulação do transatlântico aceitar cumprir as exigências do órgão. A partida para o Rio de Janeiro está prevista para às 17 horas.
O navio está em Salvador desde a última quarta-feira (7), quando cerca de 394 dos 2.500 passageiros chegaram com problemas gastro-entéricos como dores abdominais, vômitos ou diarréias.
Em nota, a Anvisa confirma o quadro de gastreoenterite dos passegeiros e aponta "falhas" no interior do navio, como "problemas no teor de cloro em pontos de distribuição de água potável e na conservação de alimento perecível (maionese)".
Ainda segundo a Anvisa, o navio foi liberado porque "todas as falhas foram corrigidas imediatamente" e a MSC Cruzeiros, empresa responsável pelo navio, se comprometeu a garantir atendimento médico gratuito a todos os pacientes que apresentarem algum problema gástrico. A empresa também terá de monitorar rigorosamente, até o final do cruzeiro, os fatores de risco que possam contaminar alimentos e água a bordo.
A Anvisa não divulgou a data provável do resultado dos exames laboratoriais que podem determinar as causas da intoxicação.

*Fonte: A TARDE On Line